Toda ação pastoral da Igreja se destina a evangelizar, proclamar o Evangelho de Jesus por meio do serviço, do diálogo, do anúncio e do testemunho de comunhão, formando o Povo de Deus e participando da construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Com diferentes modos e meios mas com a mesma finalidade, as pastorais em nossa comunidade se organizam em setores afins. Conheça um pouco mais.

SETOR CULTO

Acolhimento – A Pastoral da Acolhida é um serviço da Igreja que se destina a receber bem e ir ao encontro das pessoas, com o objetivo de integrá-las na celebração, prestar informações e auxilia-las no que for possível. É o primeiro sinal fraterno da comunidade cristã.

Liturgia – Essa ação eclesial tem por objetivo imediato a participação ativa, consciente e frutuosa dos fiéis na celebração e por finalidade, a edificação do corpo de Cristo mediante a santificação das pessoas e o culto a Deus. Implica ainda cuidados com a preparação, a realização e a avaliação das celebrações. Esta divisão corresponde, portanto, a um tríplice objetivo da pastoral litúrgica, que é promover celebrações autênticas, a formação litúrgica, e a organização da vida litúrgica.

Ministério de Música – O canto e a música desempenham sua função por estarem intimamente ligados à ação litúrgica segundo três critérios principais: a beleza expressiva da oração, a participação unanime da assembleia nos momentos previstos e o caráter solene da celebração. Participam assim da finalidade das palavras e das ações litúrgicas: a glória de Deus e a santificação dos fiéis. Em outras palavras, auxilia na introspecção da oração comunitária.

Coral Nossa Senhora Aparecida – Segue a mesma finalidade do Ministério de Música, com a característica de resgatar a antiga tradição do canto coral.

Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão – São fiéis leigos com a missão de auxiliar os celebrantes na distribuição da Sagrada Comunhão na Igreja, hospitais, aos doentes nas casas e outros lugares, desde que o sacerdote não possa fazer isso.

 

SETOR INICIAÇÃO CRISTÃ

Batismo Curso – Tem a finalidade de preparar os pais e padrinhos para assumirem de forma clara e consciente os compromissos do seguimento a Cristo a partir da Igreja e na sociedade; capacitando-os para serem testemunhas vivas e coerentes para seus filhos e afilhados.

Batismo Celebração – Complementando o objetivo do Curso, organiza a celebração na Igreja, acolhendo e orientando os pais e padrinhos no dia do batismo.

Catequese Infantil – Tem a finalidade de apresentar às crianças, de forma mais sistemática, a fé cristã e a doutrina da nossa Igreja, preparando-as para a primeira comunhão.

Catequese Adulto – É um serviço voltado às pessoas que não tiveram oportunidade ou tempo para fazerem o seu processo catequético na infância ou adolescência, e que se sentem chamados a aderirem de forma mais consistente a fé cristã.

Crisma – É o sacramento da confirmação do batismo. O jovem ou adulto que busca este sacramento, assume livre e consciente o seguimento à Jesus na Igreja, recebendo os dons do Espirito Santo.

 

SETOR DEFESA DA VIDA

Pastoral da Caridade – É o braço caritativo da paróquia. Inicialmente recebe, organiza e distribui as doações para várias entidades assistências da cidade, além de auxiliar as outras pastorais de promoção humana. Tem a função de avaliar as demandas caritativas que chegam à nossa paróquia.

Pacote – Projeto de Assistência a Crianças no Contra Turno Escolar. Tem a finalidade de auxiliar os pais que, durante seu período de trabalho, não tem onde deixar seus filhos. Presta auxilio de reforço escolar, esportes, evangelização e outras atividades lúdicas.

Escola Paroquial de Alfabetização de Adultos – Atende adultos que, por diversas situações, não conseguiram ingressar na sua infância na escola, e que hoje sentem a necessidade de se aprimorarem nos estudos.

Oficina de Santa Isabel – Grupo de senhoras que confeccionam enxovais para bebês recém-nascidos de mães carentes.

Conferência Vicentina – Presta auxílio às famílias em situação de risco em diversos pontos da cidade.

 

SETOR EVANGELIZAÇÃO / FORMAÇÃO

Escuta – É um serviço de acolhida às pessoas que, por diversos fatores da vida, precisam desabafar, conversar com alguém, de um ombro amigo.

Eventos – Com a organização de festas, jantares e outros eventos, tem o objetivo de promover o encontro das pessoas, a fraternidade e o convívio familiar.

Noivos – Orienta aqueles que buscam o sacramento do matrimônio na percepção das alegrias e dos desafios da vida a dois através da sacralidade da união conjugal.

Comunicação – Tem o objetivo de evangelizar, formando e informando as pessoas que forem alcançadas pelos meios utilizados. Cuida da comunicação interna e externa da paróquia. Administra a página web, o Facebook e edita o jornal paroquial Aurora de Moema, registrando e divulgando os acontecimentos paroquiais e do bairro.

Dizimo – É um serviço que visa despertar a consciência dos fiéis na manutenção e na continuidade da Missão da Igreja na sociedade, como gesto complementar de gratidão e de missionariedade. Possui encontros formativos entre os membros, acompanhamento dos dizimistas e realiza plantões aos domingos.

Pastoral Vocacional – Visa despertar, acompanhar e encaminhar as pessoas que sentem o chamado de Deus para servi-lo, respondendo de forma consciente e livre junto à Igreja e na sociedade. Promove atividades formativas com jovens e adultos, além da orientação personalizada no Plantão Vocacional aos domingos.

Oficina de Casais – É um serviço baseado nos Encontros de Casais com Cristo, adaptado aos desafios da realidade urbana. Auxilia na reflexão da vida conjugal e da perspectiva do projeto de vida a dois, através do diálogo e da revisão de sentido da união matrimonial.

Leigos Salvatorianos – Grupo de pessoas que vivem a missão e a espiritualidade salvatoriana, legado do Pe. Francisco Jordan, fundador da Família Salvatoriana composta de padres, irmãs e leigos. Os padres salvatorianos atendem esta paróquia desde sua fundação.

Equipe de Formação – Tem a finalidade de auxiliar na preparação e organização dos encontros formativos para as lideranças pastorais e para os fiéis em diversas áreas do conhecimento humano e da fé cristã.

Pastoral da Saúde – Como primeiro compromisso, visitam doentes nos hospitais levando uma palavra de consolo e esperança, além da comunhão a quem precisar. Em breve, teremos outros desdobramentos como orienta a CNBB.

 

GRUPOS E MOVIMENTOS

Leigos Salvatorianos / Conferência Vicentina / RCC

 

ESPIRITUALIDADE

Grupo de Oração Jesus Salvador – Reúnem-se nas quartas-feiras a partir das 19h.
Grupo de Oração Nossa Senhora Aparecida – Reúnem-se nas quartas-feiras a partir das 14h.
Terço dos Homens – Terceira sexta-feira do mês às 19:30h.
Legião de Maria – Todas as terças-feiras às 7:30h.
Apostolado da Oração – toda sexta-feira às 7:30h.
Terço Diário – Diariamente as 7:30h e às 18h.
Hora Santa – Primeira sexta-feira do mês às 19:30h.
Adoração ao Santíssimo Sacramento – Todas as quintas-feiras das 7:30 às 18h.

 

OUTROS SERVIÇOS

Alzheimer – Visa dar apoio aos familiares que tem parentes com Alzheimer. Atendimento na primeira quarta-feira do mês às 20h.

Alcoólicos Anônimos – Grupo de apoio aos dependentes de álcool. Reúnem-se nas segundas e quintas às 19h.

Grupo da Terceira Idade – Oferece diversas atividades nas segundas e quartas-feiras das 13:30 às 16:30.

Informática para terceira idade – Terças e quartas-feiras no período da manhã.

 

PRIORIDADES DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA – MOEMA

FORMAÇÃO – DEFESA DA VIDA – MISSIONARIEDADE

INICIAÇÃO CRISTÃ – JUVENTUDE – COMUNICAÇÃO – UNIDADE

Todas as ações pastorais e outros projetos, em sintonia com as orientações da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e o Plano Pastoral Arquidiocesano, devem convergir para as prioridades acima descritas, que foram assumidas no Plano Pastoral Paroquial.

Como primeira paróquia em honra a Nossa Senhora Aparecida em São Paulo, a nossa paróquia tem a responsabilidade de ‘tornar mais conhecido e amado o Deus único e verdadeiro e aquele que enviaste, Jesus Cristo…’ a partir da ternura da Mãe Aparecida.

Colabore com essa missão!

Responda ao chamado (vocação) de Deus e coloque seus dons à serviço junto aos irmãos e irmãs, para a construção de um mundo mais justo e solidário.

Vamos caminhar juntos!