Ao olharmos a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Moema, com suas amplas instalações, não imaginamos como tudo começou. Logo, sua trajetória é carregada de grandes sinais e milagres.
Por isso, desejamos propagar esse enredo que compõe a história da 1° paróquia do Brasil dedicada à Nossa Senhora Aparecida. Isso mesmo! A primeira Igreja!
Então, continue lendo para conhecer mais sobre a primeira Paróquia construída em honra à padroeira do Brasil.
Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Moema: um território escolhido
A paróquia Nossa Senhora Aparecida de Moema está localizada em um dos municípios mais populosos do Brasil. Com uma estimativa de 11,8 milhões de pessoas, segundo pesquisa da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados Estatísticos (Seade), em São Paulo. Sendo assim, como toda região populosa, São Paulo apresenta, em seu dia a dia, diversos problemas e situações conflitantes. Mas é só olhar para a história e ver que, apesar de seus desafios, São Paulo é um território abençoado por Deus.
Aliás, São Paulo está situada dentro do Estado que leva o mesmo nome. E foi no Estado de São Paulo que a Virgem Maria mostrou sua maternidade fiel ao povo brasileiro.
Logo, sabendo que o agir de Deus sempre deixa rastros, basta olhar para trás e perceber como tudo foi preparado por Nosso Senhor.
Um território abençoado por Deus
O ano de 1554 é uma data importante que marca a história de todo o povo brasileiro, data em que foi fundado o palco de grandes milagres. Construída em torno de um colégio fundado por padres Jesuítas, São Paulo é uma terra abençoada!
Não é à toa que seu aniversário é comemorado no mesmo dia em que a Igreja Católica comemora a conversão de São Paulo. Mas tem seu nome em homenagem a esse grande apóstolo de Jesus Cristo, Paulo de Tarso.
Como podemos ver, a cidade de São Paulo tem sua origem na atuação do catolicismo no tempo do Brasil colônia. Portanto, podemos tranquilamente acreditar que Nossa Mãe Maria não poderia ter escolhido um lugar melhor para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Moema.
O pretexto que dará início à construção da Paróquia
Apesar de tantos percalços, o povo brasileiro é um povo de fé. E foi esta fé a grande responsável por atrair o primeiro milagre realizado pela Virgem Mãe Aparecida. Afinal, é importante entender melhor sobre esse acontecimento para que possamos entender a essência de ser Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Moema.
Na noite de 16 de outubro de 1717, um grande banquete seria dado ao Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais.
Nessa ocasião, eles passariam pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, hoje cidade de Ouro Preto – MG.
Foi esse o grande pretexto utilizado por Nossa Senhora para mostrar os seus cuidados e benevolência para com o Brasil. E através dos pescadores Domingos, Filipe e João Alves, responsáveis em conseguir os peixes, acontece o primeiro milagre que dará origem à Nossa Paróquia séculos depois.
Com o objetivo de apanhar peixes para o grande banquete que seria oferecido à Corte de Portugal, os humildes pescadores vão à pesca. E para insatisfação inicial de nossos humildes pescadores, nenhum peixe foi apanhado.
A perseverança nos alcança o milagre
Se você chegou até aqui, então entenda que é importante esta pausa! Sugerimos que você perceba qual é o fundamento por trás desta linda história que inspirou a fundação da 1ª Paróquia dedicada a Nossa Senhora Aparecida: A Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Moema.
Combinado? Vamos continuar a história?
Após várias tentativas frustradas e com o dia prestes a surgir, restaram apenas três barcos que se dispuseram a essa missão. E assim foram os barcos de Domingos, João Alves e Felipe Pedroso, que após perseverarem contemplam o milagre.
Longe do porto Itaguaçu onde se encontravam, João Alves tenta novamente lançar a rede. É quando surge, embaraçada à rede, o corpo de uma pequena imagem de barro, sem cabeça. Depois de examinar com cuidado, envolve-a com a sua camisa e a guarda.
Remando um pouco mais, decidem lançar a rede novamente. Outra surpresa! Uma pequena bola de barro, bem menor do que as malhas da rede, vinha embaraçada nela. Trata-se da cabeça da imagem da Senhora que haviam pego há minutos antes.
E era uma linda imagem escura, com feições delicadas. Era uma imagem da Imaculada Conceição, a Senhora “Aparecida” que surgia das águas barrentas do Rio Paraíba.
Enfim, mesmo diante de inúmeras dificuldades, os pescadores foram recompensados com a descoberta milagrosa. Pois, o auxílio da Mãe sempre nos alcança, principalmente quando continuamos lançando as redes e permanecendo cheios de fé.
Os primeiros passos da nossa Paróquia
A imagem, escurecida pelo tempo que permaneceu no fundo do rio, foi levada para a casa de Felipe Pedroso, que faz para ela um altar de madeira. Por 15 anos, ali os vizinhos se reuniam para rezar diante da imagem. Começava ali a devoção a Nossa Senhora Aparecida. E muitos milagres ocorreram, espalhando testemunhos por todo o Brasil.
A forte devoção chegou à cidade de São Paulo, e os Padres Salvatorianos, tendo como braço direito a Família Loureiro, iniciaram a construção de uma pequena Igreja inaugurada ainda em 1933, no bairro Moema, em São Paulo.
Logo, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Moema faz parte desta importante e singular história. E ela é a 1° paróquia do Brasil dedicada a Nossa Senhora Aparecida, fundada na cidade de São Paulo antes mesmo da Basílica Nacional dedicada a ela na cidade de Aparecida – SP.
Este fato destaca sua relevância na propagação da devoção à Padroeira do Brasil. Desde seu inicio, a paróquia tem sido um farol de fé e esperança para milhares de fiéis ao longo das décadas.
Portanto, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Moema é um testemunho vivo da dedicação e da fé do povo brasileiro presente desde a nossa origem. Mesmo que seja um resumo, tentamos inserir você dentro de nossa história.