História da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Moema

Somos a primeira paróquia da capital paulista dedicada à Padroeira do Brasil. Desde 1933, nossa história se entrelaça com o desenvolvimento do bairro Moema, sendo um marco de fé e acolhimento sob o cuidado dos Padres Salvatorianos.
Pioneirismo e Fundação
Nascemos antes mesmo da urbanização do bairro. O que começou como uma pequena capela em um terreno doado, tornou-se oficialmente Paróquia em 29 de outubro de 1933, logo após a Basílica de Aparecida – na cidade que leva o mesmo nome.
Arte e Arquitetura
O atual templo, em estilo romano, foi concluído em 1937 para abrigar uma comunidade crescente. Mais do que paredes, nossa igreja é uma obra de arte:
- Afrescos: O interior exibe 25 pinturas do renomado artista italiano Bruno di Giusti.
- Vitrais: Ilumbram a nave contando a história de Maria e dos grandes santuários.
No Coração de Moema
A paróquia e a praça (de mesmo nome) ajudaram a moldar a identidade do bairro. Nossa presença é tão marcante que a rua lateral, Rua Divino Salvador, é uma homenagem direta aos padres que aqui servem — uma exceção histórica nas ruas de Moema.
Fé em Ação
Nossa devoção se traduz em caridade. Hoje, somos um polo de solidariedade com mais de 300 voluntários. Atuamos no auxílio a pessoas em situação de rua, famílias vulneráveis e alfabetização de adultos.
Seja bem-vindo à Casa da Mãe em São Paulo. Visite-nos para conhecer nossa arte, nossa história e celebrar a fé conosco.
