“Ide e anunciai!”

Esse foi o último pedido de Jesus aos Apóstolos (Mc 16,15). O Mestre sabia bem o poder do testemunho na hora da evangelização. Agora cabe a nós dar continuidade a esse mandamento

Hoje, você verá como sua experiência de fé e devoção pode impactar e fortalecer a caminhada de quem está ao redor. Afinal, Deus usa situações simples e impressionantes para cuidar das nossas necessidades e alcançar novas pessoas para o Reino dos Céus. Entenda a seguir!

Testemunho: das palavras às atitudes

Na caminhada cristã, somos chamados a testemunhar nossa fé. Mas você sabia que existem diferentes formas de fazer isso?

Há o testemunho falado, quando contamos aos outros as graças que recebemos. Ele toca corações, inspira e revela o agir de Deus em nosso meio. Por outro lado, existe também o testemunho de vida, que é silencioso e consiste em seguir aquilo em que se acredita.

Desse modo, devemos colocar ambos como um objetivo diário. O testemunho falado atrai a atenção, mas o testemunho de vida confirma a verdade da nossa fé. Precisamos unir os dois para mostrar com clareza o poder transformador do Evangelho, impactando os irmãos de forma profunda e duradoura.

A importância de contar um testemunho

Quando participamos de grupos e pastorais na Igreja, ficamos felizes ao vermos alguém dar um depoimento sobre como Deus transformou a vida dele. Nota-se, assim, que o testemunho é uma forma muito interessante de despertar a atenção daqueles que o escutam.

Portanto, contar suas experiências com o Divino é fundamental para:

  •  Inspirar e fortalecer a fé de outras pessoas.
  •  Mostrar que Jesus age na vida real, em situações do cotidiano.
  •  Aprofundar o senso de pertencimento e comunhão na paróquia.
  •  Estimular quem está afastado a retornar à Igreja.

(CTA – Banner) Mande seu testemunho para nossa Paróquia!

Personagens bíblicos que deram seus testemunhos

Nas Sagradas Escrituras, há muitas passagens em que pessoas agraciadas por Deus anunciaram aos outros o bem que lhes havia acontecido. Esses relatos não eram apenas histórias pessoais, mas formas de glorificar o Senhor e despertar a fé em outros corações.

O cego de nascença, por exemplo, ao ser curado por Jesus, deu seu depoimento direto e comovente: “Eu era cego e agora vejo” (Jo 9,25). Esse milagre causou grande impacto entre os que o conheciam.

Há, também, a samaritana que, ao reconhecer o Messias, correu para anunciar: “Vinde ver um homem que me disse tudo o que fiz!” (Jo 4,29). Ela certamente compartilhou belas palavras sobre o que Jesus a revelou.

A seguir, temos São Paulo, um dos personagens bíblicos que mais atestaram o poder do testemunho. De perseguidor de cristãos, tornou-se apóstolo fervoroso após seu encontro com Cristo. Suas palavras e sua vida transformada converteram muitos.

Esses testemunhos abriram caminhos, fortaleceram a fé e mostraram que Deus age concretamente na vida de quem O encontra.

Dois testemunhos na nossa comunidade

O poder do testemunho, na maioria das vezes, não está nas situações grandiosas que aconteceram, mas sim no agir de Deus a partir daquele acontecimento. Por isso, vamos mostrar dois exemplos maravilhosos de testemunhos que recebemos recentemente.

São histórias reais, cheias de verdade e emoção. Elas mostram como o Senhor age nos detalhes, sempre com amor e geralmente mediante a intercessão de Nossa Senhora. Confira!

“A cura chegou com Maria”

A história de M.O. é marcada pela fé e por encontros inesperados com o sagrado. Devota de Nossa Senhora Aparecida desde a infância, cresceu aos pés da Mãe, buscando nela consolo e direção.

“Já alcancei muitas graças”, conta. Mas uma, em especial, ficou gravada no coração: o dia 12 de outubro de 2020. Em plena pandemia, em meio a um tratamento quimioterápico, ela se viu isolada, impossibilitada de participar da tradicional missa e procissão.

Durante a celebração on-line, desabafou com Nossa Senhora. Chorou, sentiu saudade e, então, o improvável aconteceu: “Ouvi o carro de som e vi a imagem se aproximando”. A procissão passou exatamente em frente ao seu prédio, algo que nunca havia acontecido.

Ali, ela entendeu: mesmo sem poder ir, Nossa Senhora veio ao seu encontro. “Dias depois, veio outro presente: a remissão total da minha doença.”, conta ela. Veja que lindo testemunho de fé, cuidado e cura.

“Aos 48 anos, nasci de novo”

Por sua vez, I.F. trilhou caminhos diversos antes de encontrar o Catolicismo: “Nascido em uma família evangélica, passei também pelo espiritismo kardecista e pela Seicho-no-ie”. Foi só em 2010 que conheceu a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Moema, e ali tudo começou a mudar.

Mesmo sem ser batizado, participava das missas. “Sentia que faltava algo”, ele lembra. Em 2019, durante a Celebração da Eucaristia, veio o chamado: “Senti um forte desejo de comungar. Levantei, mas a razão falou mais alto e voltei para o meu lugar”.

A resposta veio em forma de convite: catequese para adultos. “Na mesma semana, me inscrevi.” O Batismo chegou em agosto de 2020. Aos 48 anos, ele foi remido do pecado original e se tornou um filho de Deus.

Desde então, I.F. serve com alegria. “Rezo sempre para agradecer pela minha conversão, devoção e fé.”

Agora é a sua vez! Compartilhe seu testemunho!

Depois de entender o poder do testemunho e ler esses depoimentos tocantes, chegou o momento de você também espalhar as maravilhas que o Senhor fez em sua vida! Pode ser algo extraordinário ou simples, o importante é mostrar como Deus cuida de você.

Na hora de escrever o relato ou gravar um vídeo, lembre-se de:

  • Falar com o coração e com sinceridade, evitando exageros;
  • Contar de forma simples, clara e simpática, focando no que mais importa;
  • Mostrar como Jesus e/ou Nossa Senhora agiram na sua vida.

Sua história pode iluminar o caminho de alguém! Envie seu depoimento de fé para o nosso Instagram. Estamos esperando com alegria!

Compartilhe seu testemunho! Envie uma mensagem para a Paróquia!